React Native: primeiros passos

Otávio Braga 5 de Março de 2018 às 12:05

É inegável que os aplicativos para dispositivos móveis dominaram o mercado. Seja no iOS, no Android ou em outras plataformas, os APPS são o principal canal para consumir informações atualmente. Pensando nisso os engenheiros do Facebook tem desenvolvido o React Native. O React Native consiste em um série de ferramentas que ajudam o desenvolvedor a criar aplicativos multiplataforma de forma fácil e rápida utilizando ECMAScript 6, CSS Flexbox e JSX.

 

Por onde começar?

 

Existem diversas formas de ser começar um projeto com o React Native. Algumas pessoas preferem utilizar o React Native Cli porém a forma mais fácil é utilizando o EXPO. A instalação do expo é bem simples e tem apenas 6 passos.

 

1. Faça o download e instalação do NodeJS.

2. Instale o cliente do EXPO no seu celular.

3. Com o nome instalado baixe o expo com o seguinte comando no terminal:

  • npm install exp --global

4. Após instalar o Node e o Expo, você estará pronto para começar seu primeiro projeto com o React Native. Para isso, execute os seguintes comandos no terminal:

  • exp init my-new-project
  • cd my-new-project
  • exp start (Este comando deve exibir um QR code no seu terminal, guarde ele para a próxima etapa)

5. Abra o Expo no seu celular, clique em Scan QR Code e aponte para o QR Code exibido no seu terminal.

6. Pronto, é só isso! Agora você está pronto para começar criar seu app utilizando o React Native. Agora basta abrir a pasta do seu projeto utilizando algum editor de texto. Nós recomendamos o Atom, mas sinta-se à vontade para escolher seu editor de texto preferido.

Outra coisa! Se você não tem muita familiaridade com linhas de comando, tente usar o Expo XDE, ele oferece todas as funcionalidades do Expo em uma interface amigável e fácil de usar.

No próximo artigo vamos mostrar como criar uma lista de cards utilizando o React Native. Sigam-nos nas nossas redes sociais para não perder nenhum post. 🙂